domingo, 24 de novembro de 2019

Memorial Caio Vianna Martins

Os membros do 160/MG residentes em Antônio Carlos, Tomas Lancini e Valéria Lancini, deram mais uma contribuição para o Memorial Caio Vianna Martins, localizado próximo ao local do acidente ferroviário de 1938.

Fizeram um belíssimo trabalho artístico na estrutura da escada.






Eles também foram importantíssimos na descoberta do local exato do acidente, uma vez que, conversando com várias pessoas que moravam próximas à Estação João Ayres e com a fundamental ajuda do atual Secretário de Cultura de Antônio Carlos, Sr Clóvis Ferreira de Andrade, encontramos o local onde constantemente eram colocadas imagens e flores por moradores locais em referência às vitimas do trágico acidente de 81 anos atrás. Várias pessoas que conversamos durante os dois passeios ciclísticos que fizemos em 2019 em homenagem a Caio Vianna, contaram que este acidente de 1938 marca a cidade até os dias de hoje. A história foi passada de geração em geração e, com esta importante descoberta, ocorrida em 17/12/18, o 160/MG promoveu um evento na Praça dos Andradas em Barbacena, próximo ao monumento erguido a Caio Vianna Martins em 1988 pelo Grupo Anhanguera (extinto), e uma carreata foi organizada junto com a Polícia Militar, saindo desta praça até o local do acidente. Para tal ocasião, convidamos os grupos escoteiros da região. Este fato rendeu ao Guardião da Mantiqueira o título de Honra do Mérito, outorgado pela Câmara Municipal de Barbacena pelo resgate histórico deste herói nacional que faleceu na cidade das rosas,,Barbacena.

No dia da comemoração, descobrimos que vários outros grupos escoteiros estavam procurando o local deste acidente e ficamos felizes ao saber que ajudamos a escrever no futuro algumas linhas de fatos importantes do passado.

Os grupos escoteiros Liz do Amanhã, Montese e o Guardião da Mantiqueira estão contribuindo para deixar esse Memorial cada vez mais bonito. Dia 14/12/19 será o coroamento deste esforço mútuo com a inauguração deste Memorial.