sábado, 13 de julho de 2019

1º Passeio Ciclístico 160MG

Em um dia inesquecível comemoramos com um passeio ciclístico o aniversário de nascimento do escoteiro Caio Vianna Martins, o mais jovem herói nacional do Brasil. Acompanhados, dentre outros, pelos ciclistas do Pedaloucos, saímos de Barbacena e seguimos para Antônio Carlos/MG, onde em sua praça principal, iniciamos os preparativos para a homenagem ao maior ícone do escotismo brasileiro em seu memorial, que está em fase de construção, no local do acidente de 19 de dezembro de 1938.

O passeio ocorreu com muitas demonstrações de espírito fraternal e familiar, com bastante tranquilidade e harmonia. No memorial, ao som de músicas inspiradoras, realizamos algumas cerimônias e contamos um pouco da vida do jovem Caio. Muitos que não conheciam sua história se emocionaram e ficaram encantados com o ato de bravura extrema deste escoteiro que, mesmo 80 anos após sua morte, continua inspirando a todos nós. Tivemos um belo abraço escoteiro ao som da canção da despedida com todos os participantes unidos na mesma fraternidade.

Pelo 160/MG estar sediado na cidade onde Caio Vianna faleceu, buscaremos manter sempre viva e difundir sua heroica história a todos que por estas terras passarem. E como tradição, adotamos encerrar todo 1º ciclo anual de atividades no dia de seu nascimento e encerrar o 2º no dia de seu falecimento, 20 de dezembro.

Esperamos que a cidade de Antônio Carlos vibre com o Movimento Escoteiro e que tenha, em breve, um representante local para podermos realizar essas solenidades juntos, uma vez que Barbacena e Antônio Carlos são historicamente cidades irmãs.

Gentilmente agradecemos a todos que estiveram envolvidos nesse evento; aos que tiveram as ideias; aos que planejaram cada detalhe; aos que chegaram mais cedo para os preparativos; aos que ficaram para trás tomando conta do material; aos que ficaram por último para garantir não ficou ninguém pra trás; aos que ficaram no meio dando suporte, água e energia; aos que pedalaram com alegria superando suas dificuldades; aos que foram uma mão amiga; aos que foram gentis em dar carona; aos que foram humildes para pedir a carona; aos foram mesmo meio gripados e com febre; aos que não puderam ir ficaram de longe na torcida por uma boa atividade e mandaram boas energias; aos que gastaram mais do que o previsto para não ficar fora; aos que fizeram o carro parecer maior do que era para levar todo o necessário; por fim, aos que vibraram com esse dia e inspirados por um ato heroico, puderam sentir mais uma vez o gostinho de pertencer a esta inefável família escoteira.






CLIQUE AQUI e veja mais fotos!