domingo, 23 de dezembro de 2018

Cerimônia dos 80 anos sem Caio Vianna

Dia 20 de dezembro de 2018 foi marcado pela emoção na comemoração dos 80 anos sem Caio Vianna Martins, jovem escoteiro vítima de um trágico acidente de trem que marcou a história ferroviária do Brasil e da população local devido à dimensão do acidente e seu ato de bravura e amor ao próximo, dedicando sua atenção e habilidades, mesmo ferido, para ajudar e salvar outras pessoas feridas no acidente com ajuda de seus companheiros.

Amplamente divulgado pelo Barbacena+, Rádio Sucesso FM, Jornal Expresso e TV Estação Minas, o evento foi simples e caloroso, com abertura na Praça dos Andradas, no centro de Barbacena, em frente ao monumento, que nesta data completou 30 anos, dedicado ao jovem herói. Foi ouvido o Hino Nacional Brasileiro tocado pela belíssima Banda de Música do 9º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, que tanto abrilhantou o evento. Na sequência, o historiador Edson Brandão falou sobre a história de Caio Vianna Martins e seus nobres atos na ocasião do acidente, enfatizando que sua atitude, mesmo ocorrida há 80 anos, ainda inspira jovens e adultos na busca de melhor servir ao próximo. Todos que ali estiveram foram uníssonos em dizer que este evento em sua honra jamais deve se perder, pois se trata do maior ícone do escotismo nacional.

Em seguida, os presentes seguiram em carreata com escolta da Polícia Rodoviária de Minas Gerais até a cidade de Antônio Carlos/MG, onde visitaram o local do acidente e a estação João Ayres, locais que proporcionaram momentos de grande emoção e reflexão para todos. No trajeto, pôde-se perceber um pouco do tamanho do sacrifício a que Caio Vianna Martins se submeteu na trágica noite do acidente.

Estiveram presentes os grupos escoteiros de Juiz de Fora: 1° GE Aimoré (o mais antigo de Minas Gerais), 12º GE Alvorada, 31º GE Montese e 72º GE Lis do Amanhã; o 79º GE Barão de Santa Cecília de Carandaí, o 81º GE Cata Branca de Itabirito e o anfitrião 160º GE Guardião da Mantiqueira de Barbacena; bem como representantes da Direção Regional de Minas Gerais e dos Distritos Estrada Real e Zona da Mata.

O vereador Carlos Du, apoiador  presente a esta cerimônia, nos surpreendeu ao final do evento com o decreto legislativo que se referia à aprovação do diploma de Honra ao Mérito ao Guardião da Mantiqueira pela realização deste evento de incentivo à memória histórica e cultural do escotismo brasileiro e da cidade.




 CLIQUE AQUI para ver mais fotos!

Veja AQUI a entrevista com o Presidente do 160MG Giovanni Tarcisio de Souza.